Torres Novas



Na gruta da Aroeira, foram encontrados os vestígios humanos mais antigos de Portugal, nomeadamente um crânio de Homo heidelberguensis com 400 000 anos de idade. Existem muitos outros vestígios da presença humana, desde o Paleolítico, como as grutas de Buraca da Moura e da Oliveira ou a Lapa da Bugalheira, passando pelo neolítico até à idade do ferro também estão documentados

No concelho de Torres Novas existiu forte presença romana, da qual se destacam as ruínas de “Vila Cardilium”, residência senhorial de carácter agrícola, ocupado dos séculos II a IV d.c.


É certo que nesta região, na época da Reconquista cristã, existia uma povoação Muçulmana, cuja posse deve ter oscilado ao sabor dos avanços e recuos da linha fronteiriça. Acredita-se que a conquista inicial remonte a 1135, que foi perdida em 1137.

Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados “Foros de Torres Novas”, reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Este primeiro foral foi renovado em 1510 pelo rei D. Manuel I.


Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes, as de 1438, reunidas após a morte do rei Dom Duarte de Portugal, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano.

Site da CM de Torres Novashttps://www.cm-TorresNovas.pt/
Posto de TurismoLargo Combatentes da Grande Guerra, nº 4 e 5 2350-437 Torres Novas
Telefone: 249 813 019 E-mail: turismo@cm-torresnovas.pt
Naturais de Torres NovasTorrejanos ou Torrienses.
ArtesanatoOlarias de Árgea, rendas e bordados,cerâmica e os azulejos.
Festas e RomariasFeira de S. Gregório ou Feira de março, que começa quinze dias antes do último domingo de março e termina no último domingo desse mês;
Feira Nacional de Frutos Secos, que decorre durante a primeira quinzena de outubro;
Festa de N. Sra. da Purificação, em Alcorochel, a 2 de fevereiro;
Procissão do Senhor dos Passos, em Assentis, no domingo de Ramos;
Festas do Espírito Santo, em Meia-Via, em maio;
Festas de Sto. António, a 12 de junho, em Torres Novas;
Festas da cidade de Torres Novas, no início de julho;
Bênção do gado e Festas de Sto. António, em Riachos a 12 de junho;
esta de N. Sra. das Neves, em Lapas, em agosto;
Festa de Sta. Eufémia, em Chancelaria, entre agosto e setembro;
Festa de N. Sra. Mãe dos Homens, em Pedrógão.

Para mais informação ver Ficheiro PDF do Concelho de Torres Novas