A viagem de Chaves até Faro pela mítica Estrada Nacional 2 (EN2), a maior do país (739,26 km), que celebrou em 2020 o 75.º aniversário e rasga o interior de Portugal passando por 11 distritos, 35 concelhos, 13 rios e uma interminável lista de pequenas surpresas ao longo do caminho é uma experiencia e uma aventura que se deve realizar pelo menos uma vez na vida.
Esta é uma viagem que se pode fazer por várias razões e por diversas vezes. Pelo simples prazer de viajar, pela diversidade das paisagens e das gentes, pelos sabores da gastronomia portuguesa que vai da vitela barrosã ao peixe fresco do Algarve, pelas praias fluviais e barragens, pelo percurso histórico por castelos, conventos igrejas e outros monumentos, pelo artesanato, pelas festas, feiras e romarias, pelas ruínas romanas e pelos sítios arqueológicos de várias épocas.
As combinações e as escolhas são imensas e só dependem da imaginação e do gosto de cada um. Portugal é um país cheio de encantos, contrastes, e tem uma estrada que o atravessa de norte a sul e o mostra como nenhuma outra.
A Estrada Nacional 2 é a maior estrada nacional da Europa e a terceira mais extensa estrada nacional de todo o Mundo, apenas superada pela Route 66 nos Estados Unidos, que liga Chicago a Los Angeles ao longo de 3.940 km, e pela Rota 40 (5.194 quilómetros), na Argentina. que liga Santa Cruz à fronteira com a Bolívia, por isso se torna fascinante percorrê-la, visitando o Portugal profundo.

A EN2 cruza 8 províncias – Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.
A EN2 cruza 11 distritos – Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.
A EN2 cruza 35 Concelhos – Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Régua, Lamego, Castro Daire, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Góis, Pedrogão Grande, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sor, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Loulé, São Braz de Alportel e Faro.
A EN2 cruza 13 rios – Tâmega, Corgo, Douro, Varosa, Balsemão, Paiva, Vouga, Dão, Mondego, Alva, Ceira, Zêzere e, por fim, o Tejo.
Ao percorrer a N2 passa por quatro regiões cujas características ou tradições são património mundial: Alto Douro Vinhateiro, Barro de Bisalhães, Cante Alentejano e o Chocalho.